Ensaio Energético

Wind Turbine Wind Energy  - VIVIANE6276 / Pixabay
Energia Renovável

Implicações da entrada em larga escala de fontes renováveis variáveis no contexto de modernização do setor elétrico brasileiro

As fontes renováveis variáveis são competitivas sob a ótica econômica, o que pode ser comprovado pela sua expansão nos últimos anos. O objetivo deste artigo é discutir possíveis implicações da entrada em larga escala dessas fontes de modo a se obter: i) a alocação eficiente dos recursos monetários e ii) o aproveitamento otimizado dos recursos naturais no contexto da modernização do setor elétrico brasileiro. O artigo busca, ainda, indicar estudos futuros para detalhar a participação das fontes renováveis variáveis na transição energética do setor elétrico. Conclui-se que valorar adequadamente os atributos fornecidos pelas usinas de geração é fundamental para a sustentabilidade da entrada em larga escala das fontes renováveis variáveis.

Leia Mais »
Petróleo

Fundos Soberanos baseados em recursos naturais: objetivos, funções e experiências no Brasil

Dada a natureza exaurível dos recursos minerais produzidos e a volatilidade das rendas minerais recebidas, muitos países e governos subnacionais tem adotado estratégias e mecanismos de estabilização fiscal e poupança intergeracional através da criação de Fundos de Riqueza Soberana (FRS).
No Brasil esse movimento é recente. Considerando a perspectiva de aumento da produção de petróleo e gás natural possibilitando uma arrecadação fiscal crescente, porém volátil, algumas experiências de fundos soberanos têm surgido, em particular na esfera subnacional. Este artigo tem como objetivo apresentar os princípios e papel de FRS a partir de recursos naturais e explorar as experiências de FRS no Brasil, como foram implementados e descrever seus objetivos e estruturas.

Leia Mais »
Energia Renovável

Política de Conteúdo Local e energia eólica: o caso do sucesso brasileiro

O Brasil utilizou uma série de políticas com o intuito de desenvolver a cadeia produtiva local do aerogerador, com destaque para a Política de Conteúdo Local (PCL) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Este artigo buscou responder se a PCL do BNDES pode ser considerada uma política exitosa e, para tanto, foi elaborado um resumo dos argumentos a favor e contrários ao uso de uma PCL presentes na literatura econômica e verificamos como alguns dos resultados da PCL do BNDES se encaixavam nesses argumentos.

Leia Mais »
clouds dawn dusk electricity
Energia Renovável

O potencial energético da economia do mar para além do P&G offshore

Por Thauan Santos. No contexto da agenda global de desenvolvimento sustentável e da mudança climática, o setor energético desempenha um papel chave, razão pela qual tem havido um esforço global rumo à substituição progressiva das fontes fósseis pelas energias renováveis. Com mais de 7.000 km de costa, o Brasil apresenta um grande potencial não explorado associado às energias offshore renováveis, especialmente no caso da eólica offshore. Portanto, o objetivo desse artigo é apresentar brevemente o mercado global eólico offshore, focando nos desafios e nas ações propostas para o caso brasileiro. Parte-se do Roadmap Eólica Offshore Brasil, publicado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em 2020, e utilizam-se dados da IEA, IRENA e GWEC

Leia Mais »
Bioenergia

O preço de equilíbrio do biometano no estado do Rio de Janeiro: A ineficácia da Política Estadual de Gás Natural Renovável

Neste artigo, desenvolvemos um modelo de fluxo de caixa para identificar qual deveria ser o preço de equilíbrio do biometano no Estado do Rio de Janeiro para atingir uma taxa interna de retorno adequada para remunerar o capital. Observamos que o atual preço máximo do biometano estabelecido pela política estadual de gás natural renovável não garante uma TIR adequada. Portanto, essa política é ineficiente em fomentar o desenvolvimento da produção de biometano no estado do Rio de Janeiro.

Leia Mais »
Energia Elétrica

Processo de integração energética na América Latina

A integração regional é amplamente considerada um meio de se alcançar maior produtividade e competitividade internacional. A formação de acordos e blocos econômicos se configuram como mecanismos para explorar as sinergias e potencializar as vantagens competitivas conjuntas. O setor de energia é estratégico por permitir ganhos de eficiência a partir de reduções nos custos para todas as atividades econômicas. A América Latina se caracteriza por possuir um imenso potencial de recursos hídricos e de energia renovável. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é avaliar os principais benefícios e obstáculos da integração energética na América Latina, seus potenciais, bem como seu histórico de negociações e seus avanços recentes.

Leia Mais »
Gás Natural

O casamento de dois mercados: o GNL e o metaneiro

Nas últimas décadas, o mercado internacional de GNL cresceu em volume e complexidade. O mercado de afretamento de metaneiros vem se tornando independente do mercado de molécula de GNL, o que traz maior flexibilidade pois os metaneiros deixam de estar dedicados a projetos específicos. Mas o contexto traz diversos desafios. Com mais compradores e vendedores, as rotas se multiplicaram e as distâncias média de viagem também aumentaram. O surgimento do mercado spot de GNL incentivou a disponibilidade de metaneiros de forma spot. Mas são dois mercados emergentes e ainda não tem liquidez suficiente, o que tem resultado em uma volatilidade retroalimentada. O objetivo do artigo é apresentar o mercado de metaneiros, seu histórico, condições atuais e desafios no contexto de crescimento do mercado de GNL.

Leia Mais »
green grass field under blue sky during daytime
Bioenergia

Sugestões para o Enquadramento da Agricultura Familiar Fluminense ao Programa Nacional de Biodiesel

Desde a década de 1970 programas têm sido criados no intuito de optar pelo uso de alternativas energéticas como complemento ao diesel de origem fóssil. Neste sentido, o biodiesel foi apresentado como uma opção promissora, entretanto, ainda são necessárias ações que possibilitem alcançar os principais objetivos propostos em seu uso, dentre os quais destacam-se a sustentabilidade ambiental, criação de novos mercados para oleaginosas e a inclusão social por meio da agricultura familiar. Com a divulgação do PNPB, empresas e produtores de sementes oleaginosas em diversas regiões, inclusive no interior do Estado do Rio de Janeiro, se interessaram a ingressar na cadeia produtiva do biodiesel, contudo, os projetos não tiveram continuidade por limitações na cadeia produtiva. O interior do Estado do Rio de Janeiro possui expressivo potencial para cultivos agrícolas, respeitando todos os critérios de proteção ambiental.

Leia Mais »
Energia Elétrica

Racionamento em 2021?

O artigo discute as perspectivas do suprimento de eletricidade e a necessidade de adotar medidas de contingenciamento. Apesar da trajetória atual dos reservatórios do Sudeste ser alarmante, as medidas de estímulo da oferta tendem a ser suficientes para evitar o colapso energético. Ainda assim, as consequências serão tarifas elevadas e dificuldades para empresas do setor, principalmente hidrelétricas. Os autores defendem que a lógica de operação do setor deve se basear nos sinais de oferta e demanda de mercado e não em modelos computacionais.

Leia Mais »
Gás Natural

Papel da Petrobras como Fornecedora de Flexibilidade ao Mercado Concorrencial de Gás no Brasil

Este artigo analisa o papel da Petrobras como fornecedora de flexibilidade para o mercado de gás brasileiro em um contexto concorrencial. O artigo mostra que a gestão da flexibilidade da oferta e demanda em um contexto de mercado concorrencial dependerá do desenvolvimento de um mercado de curto prazo eficiente que permitam a todos os comercializadores ajustarem seus contratos de médio e longo prazos. O artigo traz uma proposta para um desenho de mercado de curto prazo de gás que atenda ao mesmo tempo à Resolução 16 e ao Decreto nº 10.712.

Leia Mais »
Receba nosso conteúdo por e-mail!

Temas

Indicadores

Mídia Social