Ensaio Energético

Energia Elétrica

Dez Anos da MP 579: Reflexões para o Término de Concessões na Próxima Década

O ano de 2022 marca dez anos da edição da Medida Provisória nº 579/2012, a qual endereçou o término de concessões vincendas de geração, transmissão e distribuição de eletricidade através de renovação antecipada das outorgas e mudança de regime remuneratório, visando a modicidade tarifária. A falta de interlocução e transparência ao longo de todo o processo resultou em judicialização e percepção crescente de risco. A experiência da MP 579 é rica para aprimorar o processo decisório do Poder Concedente nas decisões a serem enfrentadas nos términos de concessões na próxima década, que englobam 20 GW de geração, 8 mil km de linhas de transmissão e 20 concessionárias de distribuição (60% do mercado nacional).

Leia Mais »
Bioenergia

A nova bioenergia dos anos 2020

Este artigo defende a tese de que os biocombustíveis e, de modo geral a bioenergia, estão entrando numa nova era que apresenta novas características tecnológicas e de inovação. Logo, novas estratégias empresariais e novas políticas devem ser necessárias. Como essa nova fase se formou? Em que ela difere dos anos anteriores? Quais são suas características principais? Que desafios o Brasil teria para manter sua posição competitiva na nova bioenergia? O artigo não pretende certamente responder a todas essas perguntas. O objetivo é apenas lançar uma discussão mais abrangente do tema que muitas vezes tem sido tratado de forma restrita a cada produto ou tecnologia.

Leia Mais »
Combustível

Quem se beneficiou da desoneração da gasolina?

Pressionado pela perda de popularidade decorrente da inflação e em campanha pela reeleição, o governo brasileiro buscou reverter a trajetória de elevação dos preços dos combustíveis. A medida mais efetiva foi o Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que motivou a redução do ICMS pelos estados. No entanto, o impacto foi concentrado no preço da gasolina que contava com alíquotas mais elevadas. Como resultado, o preço da gasolina caiu 18% e se tornou mais barata que o diesel, revertendo uma tendência histórica. Como o consumo de gasolina é mais significativo nos domicílios de maior nível de renda, essa foi a classe mais beneficiada pela desoneração no Brasil. Outro impacto da desoneração foi que a gasolina se tornou mais barata no Brasil em relação a outros países. A gasolina brasileira é 16% mais barata que a média global e seu preço já é inferior ao dos Estados Unidos, que sempre foi considerado uma referência de baixo preço.

Leia Mais »
Energia Elétrica

Avaliando o potencial dos Small Modular Reactors (SMRs) para a indústria nuclear

Para alcançar as metas de descarbonização amplamente discutidas para 2050, é necessário reduzir as taxas médias de emissões de CO2 em todo o globo. Nesse contexto, a inclusão da energia nuclear pode se mostrar uma alternativa para a descarbonização. O mundo está vivenciando uma onda de inovações nucleares que pode abrir novas oportunidades de médio e curto prazos para geração elétrica. Dentre elas, estão ganhando espaço os pequenos reatores modulares avançados (SMRs – Small Modular Reactors). O objetivo do artigo é discutir os avanços e os desafios das novas tecnologias nucleares, com enfoque aos SMRs.

Leia Mais »
Gás Natural

Estamos Vivendo o Choque do Gás?

A farta literatura sobre a conjuntura do mercado mundial de gás aponta vários fatores por detrás da elevação dos preços do gás. Este aumento começou em 2021, antes mesmo da Guerra da Ucrânia, em função do descompasso entre a oferta e a demanda mundial de gás. Neste contexto de elevação da demanda de gás, os preços do gás dependerão de a capacidade da oferta acompanhar o crescimento da demanda. É justamente esta capacidade de resposta da indústria que preocupa e que sugere que podemos ter um cenário de Choque do Gás. O objetivo do presente artigo é discutir os sinais e perspectivas do mercado de gás mundial.

Leia Mais »
Combustível

Mais peso no bolso: os efeitos da inflação dos energéticos no orçamento familiar das diferentes classes de renda

O ano de 2021 ficou marcado pela aceleração da inflação, após uma combinação de fatores decorrentes da pandemia da Covid-19. O aumento no preço dos combustíveis foi influenciado pela elevação do nível de preços internacionais dos derivados do petróleo e pela desvalorização do Real brasileiro frente ao dólar. Além dos sucessivos aumentos dos combustíveis líquidos (gasolina e óleo diesel), o Brasil enfrentou crise hídrica severa em 2021, com acionamento de geração termelétrica mais custosa em momento de preços de combustíveis elevados, em especial o do gás natural. Este artigo realiza uma análise dos principais determinantes da variação nos preços de energia no Brasil entre os anos de 2018 e 2021, bem como seus impactos sobre os preços finais de energia e o orçamento das famílias brasileiras de diferentes níveis de renda.

Leia Mais »
Bioenergia

Reflexões acerca do aproveitamento Energético de Resíduos de Biomassa por Pirólise e Gaseificação

No presente trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o processo de pirólise de resíduos, para demonstrar o seu funcionamento e suas implicações, e apresentar um exercício sobre um tipo de biomassa que pode ser utilizada como insumo para tal processo no Rio de Janeiro. O propósito principal é contribuir para a comercialização de produtos do aproveitamento energético de resíduos de biomassa por pirólise em áreas rurais e urbanas, demonstrar a relevância da conversão de resíduos em energia, bem como contribuir para avanços relacionados ao saneamento básico e o tratamento de resíduos em áreas desfavorecidas. Neste sentido, o processo de pirólise apresenta-se como uma solução inovadora e sustentável para a implementação de iniciativas de economia circular.

Leia Mais »
Petróleo

Os desafios da preservação do meio ambiente em um mundo dependente de petróleo

A transição da matriz energética global, majoritariamente fóssil, para uma matriz com predominância de fontes renováveis é cada vez mais indispensável para o futuro do planeta. No entanto, a intenção de atenuar impactos ambientais, principalmente as emissões de GEE, enfrenta fortes barreiras devido a dependência de petróleo da sociedade moderna. O presente artigo tem como objetivo discutir as condições que levam o petróleo à sua grande utilização e os desafios da transição energética nesse contexto.

Leia Mais »
Bioenergia

A Transição Energética Justa após a COP26

Nos últimos anos vemos o conceito da Transição Justa ganhar maior densidade política e adentrar os compromissos internacionais de diversos países. Apesar de mais avançada na Europa, a transição energética justa está ocorrendo em várias partes do mundo como Indonésia, China, Índia e África do Sul, países que têm tido um papel muito ativo e grande influência nos debates específicos sobre transição energética no contexto da UNFCCC. Este ensaio analisa brevemente alguns dos movimentos políticos e textos oriundos da COP26 para entender o momento do debate sobre a Transição Energética Justa após a última conferência das partes e algumas perspectivas até a próxima COP27, no final deste ano.

Leia Mais »
Receba nosso conteúdo por e-mail!

Temas

Indicadores

Mídia Social