Ensaio Energético

Alternative Cell Clean Ecological  - PublicDomainPictures / Pixabay
Energia Renovável

A retomada do setor de energia: aceleração de tendências e mudanças estruturais

A pandemia vem tendo impactos muito importantes na aceleração de algumas tendências da indústria energética, tais como a rápida digitalização das relações de produção e consumo, a mudança nos padrões de deslocamento, e transição energética. A crise de saúde vem sendo cada vez mais associada à crise ambiental. A ideia de que a mudança climática e a redução da biodiversidade podem gerar novas pandemias tem levado a opinião pública a aceitar o conceito de urgência ambiental e climática. Mudanças nas políticas energéticas e as tendências acima mencionadas tendem a reforçar a competitividade das fontes renováveis de energia e a mudar de forma importante a dinâmica de investimento nas fontes fósseis.

Leia Mais »
Energia Elétrica

Eletricidade e Covid-19: Impactos, medidas de enfrentamento e perspectivas setoriais

A pandemia do Covid 19 reduziu significativamente o consumo de eletricidade no Brasil, sendo os meses de abril e maio os mais críticos. O artigo explora as tendências distintas de consumo entre os segmentos e regiões brasileiras. São avaliados os efeitos das medidas de mitigação de impactos, a Conta Covid e a MP 998. O artigo aponta que as medidas mostram uma ação para enfrentar a tendência altista das tarifas, reduzindo encargos, mas podem colocar o sistema elétrico nacional na contramão das trajetórias internacionais de inovação e difusão de fontes limpas.

Leia Mais »
Electricity Pylon Silhouette  - GDJ / Pixabay
Energia Elétrica

Labirintos da modernização do setor elétrico brasileiro

Desde 2016, o setor elétrico brasileiro discute reformas estruturais. O comitê de modernização atual aprofunda as medidas desenhadas pela Consulta Pública do MME nº 33/2017. A agenda de reformas fragmentada e a multiplicidade agentes tornam o processo mais complexo e desafiador. A reestruturação avança concomitantemente a múltiplas pautas paralelas no congresso, agenda regulatória abrangente e ativa do regulador e aprimoramentos na operação do sistema com o preço horário. O artigo percorre os caminhos abertos para a reestruturação e os seus desafios, à luz das respostas a Covid-19 e das últimas Medidas Provisórias (950 e 998) editadas.

Leia Mais »
Soy Bean Vegan Healthy  - SooYeongBeh / Pixabay
Bioenergia

Pensando o futuro: o biodiesel como uma política de inovação e desenvolvimento industrial

Apesar da reprimarização das exportações brasileiras de produtos da cadeia da soja, gerada em parte pelo incentivo chinês à importação de soja in natura e por distorções tributárias internas, o processamento interno da soja no Brasil tem crescido em função do avanço da produção do biodiesel. Além de evitar a desindustrialização, a indústria do biodiesel gera benefícios ambientais e sociais que poderiam ser ampliados caso o setor avance para uma lógica da bioeconomia. Para tanto, seria necessário diversificar a base de matérias-primas, com foco no desenvolvimento de culturas regionais, agregar valor aos resíduos gerados e desenvolver novos bioprodutos, como os biocombustíveis avançados.

Leia Mais »
Gás Natural

Consumo de gás natural e crescimento econômico: um survey da literatura empírica e reflexões para o Brasil

No Brasil, o gás natural tem se destacado como uma aposta do governo para impulsionar a retomada econômica, os investimentos e a competitividade da industrial nacional, sendo importante se pensar no nexo entre energia e atividade econômica no país. Este artigo tem o objetivo de realizar um levantamento da literatura de economia da energia sobre a relação causal entre consumo de gás natural e crescimento econômico e destacar as tendências recentes de pesquisas que podem contribuir para a reflexão sobre o caso brasileiro.

Leia Mais »
Energia Renovável

Novas Renováveis, Transição Energética e a retomada da Economia Brasileira

O contexto atual brasileiro é marcado por uma crise econômica e social sem precedentes e, portanto, o governo brasileiro precisa adotar medidas para a recuperação econômica, mas sem deve deixar de levar em consideração os desafios do futuro. Pela abordagem energética, a crise requer investimentos que estimulem a economia e garantam a segurança energética, mas que também promovam a sustentabilidade ambiental e social, ou seja, que levem em conta o processo mundial de transição energética. Tendo isso em mente, as novas fontes renováveis (eólica e solar) se tornam bastante relevantes para o crescimento sustentável no curto/médio prazo.

Leia Mais »
Bright Light Bulb Electricity Bulb  - Pexels / Pixabay
Energia Elétrica

Haverá retomada a partir de uma estratégia de longo prazo? Análise do Plano Nacional de Energia 2050

O país vivencia uma nova década perdida. O setor de energia é considerado um indutor econômico que poderá ser decisivo na retomada da economia. O novo Plano Nacional de Energia 2050 traz visões de futuro e orientação de estratégias de longo prazo para a construção do setor. Este artigo tem como objetivo fazer uma análise crítica do PNE 2050 e de seus materiais complementares, colocando em perspectiva o contexto em que se insere, sua elaboração, contrastes frente a planos anteriores e qual seria a visão da retomada da economia brasileira a partir de suas recomendações.

Leia Mais »
Receba nosso conteúdo por e-mail!

Temas

Indicadores

Mídia Social