Ensaio Energético

Alternative Cell Clean Ecological  - PublicDomainPictures / Pixabay
Energia Renovável

Geopolítica da transição energética: analisando as implicações da difusão das novas fontes renováveis

O artigo analisou as implicações geopolítica do processo de transição energética, explorando as principais características da arquitetura geopolítica construída durante a era do petróleo. A partir da discussão sobre a dinâmica das novas fontes renováveis, foi avaliado as possíveis mudanças na geopolítica da energia considerando o cenário uma penetração em grande escala dessas fontes.

Leia Mais »
Energia Elétrica

Mulheres, a sustentabilidade empresarial e as companhias de energia do Brasil

Há algumas décadas vemos o crescimento da preocupação com relação às questões ambientais, sociais e de governança e investidores têm demandado posicionamento mais incisivo das empresas de energia nesses quesitos. Um dos pontos relevantes na esfera social e de governança diz respeito à equidade de gênero. O objetivo do presente artigo é discutir a importância da diversidade no âmbito do tema ESG e apresentar estatísticas relacionadas à representatividade das mulheres nas empresas de energia com atuação no Brasil, evidenciando a baixa participação feminina na força de trabalho desse segmento, principalmente nas posições de liderança.

Leia Mais »
Combustível

A encruzilhada da precificação de combustíveis no Brasil: Lições internacionais

O Brasil encontra-se numa encruzilhada na precificação de combustíveis. Por um lado, o país enfim avançou na reestruturação do mercado de combustíveis. Por outro lado, é grande a pressão política para que o governo adote medidas para reduzir a escalada dos preços domésticos em função da desvalorização cambial e da elevação do preço internacional do petróleo. A experiência internacional indica que é muito difícil estruturar mecanismos sustentáveis de administração de preços que não impliquem em ônus fiscais ou em distorções que atrasem a adoção de tecnologias limpas para o transporte. Impostos flexíveis e transferências focadas em consumidores mais vulneráveis são as formas mais adequadas de lidar com a volatilidade de preços guiados pela paridade internacional.

Leia Mais »
b
Bioenergia

Sistemas Agroflorestais (SAFs) para Combustíveis de Aviação Sustentáveis, a necessidade de políticas coordenadas

Por Gustavo Soares. Uma política que integre os sistemas agroflorestais (SAFs) e os biocombustíveis de aviação (Bioqav) atenderia diversas questões necessárias ao desenvolvimento sustentável do Brasil. O país poderia de maneira simultânea descarbonizar o setor aéreo e regenerar áreas degradadas. Ao mesmo tempo, novos conhecimentos, emprego e renda seriam gerados de forma descentralizada.
O artigo apresenta alguns desafios enfrentados para a disseminação dos SAFs e sua integração com biorrefinarias. Destaca que além da sustentabilidade, os SAFs necessitam de domínio tecnológico, escala produtiva e logística de distribuição que atendam as necessidades de diferentes biorrefinarias. O texto também mostra que os biocombustíveis de aviação oferecem algumas oportunidades que podem facilitar a integração das SAFs no sistema produtivo.

Leia Mais »
Bulb Light Idea Electricity Energy  - AJS1 / Pixabay
Combustível

A escalada dos preços de energia em 2021: um balanço dos acontecimentos no Brasil e no mundo

“Diversos fatores conjunturais levaram os mercados a um cenário de preços elevados e volatilidade relevante. O fator climático impactando a demanda e a oferta de energia, tanto no Brasil quanto no mundo, gerou uma pressão adicional e imprevisibilidade sobre os cenários futuros. O presente artigo traz uma retrospectiva sobre os acontecimentos e resultados nas curvas de preço de energia em 2021, que vão gerar relevantes desafios para as economias no ano que está por começar.

Leia Mais »
Gás Natural

O novo mercado de ‘GNL carbono neutro’ e suas perspectivas de desenvolvimento

Por Felipe Botelho Tavares. A evolução do debate em torno das políticas de combate as mudanças climáticas e os posicionamentos das empresas em direção a uma transição energética de baixo carbono trazem uma maior ênfase na contabilização e controle das emissões associadas à produção e fornecimento de gás natural liquefeito (GNL). Por apresentar níveis de emissões de carbono relativamente menores que os principais energéticos (petróleo e carvão), o gás natural é muitas vezes chamado de “combustível da transição”. Neste contexto, inovações de mercado como as de contratos de GNL com neutralidade de carbono ganham força. A contabilização, padronização, verificação independente e transparência das emissões são de grande relevância para garantir a credibilidade desta modalidade. Este artigo tem como objetivo apresentar o que seria o GNL carbono neutro, seus desenvolvimentos recentes e desafios para o futuro.

Leia Mais »
sunset industry smog plant
Combustível

Competição no mercado de refino de derivados de petróleo: desafios da restruturação do downstream nacional

Por Francisco Raeder, Mônica Teixeira e Niágara Rodrigues. O objetivo deste artigo é discutir os desdobramentos dos desinvestimentos da Petrobras no refino e analisar as oportunidades e os desafios que o Brasil enfrenta para criar um ambiente concorrencial e favorável aos negócios. O artigo explora o novo ambiente que se desenha para o segmento de downstream nacional destacando os desafios e o potencial para estabelecer e assegurar um mercado aberto, dinâmico, integrado, competitivo e com multiplicidade de agentes.

Leia Mais »
Energia Elétrica

Geração Distribuída e o Projeto de Lei 5.829/2021 que agradou mais os “gregos do que os troianos”

A Geração Distribuída (GD) no Brasil alcançou em novembro de 2021 uma potência de 7,6 GW, sendo que 91% foi instalada nos últimos três anos. A regulação do setor foi primordial para seu crescimento, mas gerou problemas como os subsídios cruzados e a chamada “espiral da morte”. Buscando minimizar tais problemas a ANEEL sugeriu mudanças na regulamentação e sua proposta acabou sendo acusada de querer “taxar o sol”. Em 2021, o Projeto de Lei nº 5.829, já aprovado na Câmara dos Deputados, propõe mudanças na regulação da GD. Este artigo busca apresentar o histórico de regulação da GD no Brasil e analisar as principais mudanças propostas no PL nº 5.829/2021.

Leia Mais »
city sunset industry smog
Petróleo

O passado, o presente e o futuro da indústria de O&G frente à crise climática

Tecnologia e política estão transformando o setor de petróleo e gás nos últimos anos. A transição energética movida pela crise climática representa uma preocupação existencial que vai direto ao cerne das estratégias dos produtores de energias fósseis. Tornar exploração, produção e operações menos carbono-intensivas é um desafio familiar à indústria fóssil. Entretanto, tornar o produto que vendem livre de emissões não é. A desconexão de planos de produção de energias fósseis e a insuficiência de compromissos de redução de emissões em relação aos objetivos climáticos internacionais indicam que ainda temos um caminho árduo a percorrer. Mais do que metas net-zero, são necessárias ações imediatas para reduzir rapidamente as emissões de GEE.

Leia Mais »
Energia Elétrica

Pequenas nucleares na retomada verde, inovação com uma pitada de retrocesso

A energia nuclear é vista como uma alternativa de geração zero carbono no contexto da transição energética. Neste sentido, é prevista uma expansão da oferta de nuclear, que pode acontecer através dos pequenos reatores modulares (SMR). Esses reatores têm capacidade de até 300 MW, e seu design padronizado faz com que eles sejam pré-fabricados e adequados para projetos diversos. Em decorrência disso há redução nos custos e tempo de construção, o que possibilita uma antecipação da partida da planta e a recuperação do capital investido mais rapidamente. Os SMRs têm sido cogitados por países como Estados Unidos e Reino Unido, no entanto o problema do gerenciamento de resíduos radioativos permanece.

Leia Mais »
Receba nosso conteúdo por e-mail!

Temas

Indicadores

Mídia Social