Ensaio Energético

Indicadores Semanais dos Combustíveis – 1ª semana de junho/2023

Destaques

  • A redução de preços praticada pela Petrobras ainda está sendo repassada para os consumidores finais, já que os preços médios na bomba ainda estão caindo.
  • A gasolina no Brasil ainda é mais barata que a referência internacional. No entanto, o gap do diesel, além de estar acima do preço de referência no mercado internacional, aumentou nesta semana.
  • Os preços médios do etanol recuaram em todo o território nacional, refletindo em melhorias na capacidade de pagamento.
  • Em 21 estados, existe ampla vantagem para a gasolina em relação ao etanol. Somente no Mato Grosso é mais econômico abastecer com etanol.

Indicadores de Gap

Na semana do dia 02/06/2023, o gap da gasolina teve um aumento de 1,39 pontos percentuais, passando de -15,69% para -14,30%. Embora marginal, essa variação no gap da gasolina deixou o preço interno ligeiramente menos afastado do Preço de Paridade de Importação (PPI). Houve uma queda de 0,9% no preço da commodity no Golfo do México, motivada pela tendência de queda nos preços do barril de petróleo. No que diz respeito ao câmbio, houve uma desvalorização do dólar frente ao real, com a cotação da moeda estrangeira diminuindo cerca de 0,74%. Durante esse período a Petrobras comunicou um reajuste no preço cobrado pelo litro de gasolina, porém não foi relevante (cerca de R$ 0,07).

Por sua vez, o gap do diesel sofreu alterações, subindo de 2,64% acima do PPI na semana de 26/05/2023 para 7,06% acima do PPI em 02/06/2023. Isso indica que os preços domésticos do diesel estão mais afastados dos preços praticados no mercado internacional, isto é, mais caros do que a referência. O preço do galão do diesel do Golfo do México diminuiu em torno de 3,42%. Durante esse período, os preços internos se mantiveram estáveis. Portanto, as alterações no gap do diesel são provenientes de mudanças no mercado externo.

Na semana de 26/05/2023, o gap verificado foi de 28,13% acima do PPI. Já em 02/06/2023, o indicador atual foi de 32,85%, refletindo um aumento de 4,72 pontos percentuais. No mercado internacional, o preço do galão de GLP diminuiu aproximadamente 2,82% em relação à semana anterior. Além disso, com a valorização do real frente ao dólar, o combustível tornou-se mais barato no exterior. Durante esse período a Petrobras não comunicou nenhum reajuste no preço cobrado pelo litro do GLP.

Indicadores de Capacidade de Pagamento

Conforme mencionado nos boletins anteriores, os repasses de preços ocorrem com certa defasagem. Embora a nova política de preços da Petrobras tenha entrado em vigência há mais de duas semanas, os preços na bomba ainda estão incorporando os reajustes. Entre 27/05/2023 e 03/06/2023, o preço médio da gasolina na bomba recuou R$ 0,10, ou cerca de 1,97%. O reflexo foi uma melhora nos indicadores de capacidade de pagamento. No âmbito nacional, na semana anterior era necessário separar 12,27% do salário mínimo diário, enquanto nesta semana, esse valor recuou 0,43 pontos percentuais, para 11,84%.

No cenário estadual, o Amapá possui a melhor capacidade de pagamento em 03/06/2023, enquanto na semana passada era o segundo do ranking. Assim como na semana anterior, os três estados com menor capacidade de pagamento permanecem sendo Roraima, Acre e Amazonas. Embora o Amazonas ainda seja o último colocado, a situação foi de melhoria expressa, de 0,89 pontos percentuais – melhoria significativamente superior à média nacional.

O preço do etanol não é influenciado pela nova política de preços da Petrobras, mas também caiu na semana do dia 03/06/2023. Atualmente, o preço médio do litro no Brasil custa R$ 3,77. O reflexo imediato do etanol mais barato é a melhoria no indicador de capacidade de pagamento nacional, que recuou de 9,82% do salário mínimo diário para 8,59%.

No cenário estadual, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais possuem o litro de etanol mais barato, o que colabora para que estes estados possuam as melhores capacidades de pagamento. Já Rondônia, Roraima e Amapá, regiões afastadas dos grandes centros produtores, se deparam com preços mais altos, o que deteriora a capacidade de pagamento dessas localidades.

Entre 27/05/2023 e 03/06/2023, o preço médio nacional do botijão de 13kg de GLP recuou 3,77%, de R$ 108,46 para R$ 104,37. A consequência imediata foi uma redução na quantidade média de dias de trabalho necessários para adquirir o insumo, de 2,46 dias para 2,37 dias. Isso quer dizer que a redução de preços da Petrobras anunciada há cerca de 3 semanas ainda está sendo repassada aos preços finais.

No caso dos estados, o destaque positivo fica para Pernambuco, que possui o GLP mais barato e, por conseguinte, apresenta a melhor capacidade de pagamento. Em seguida, estão Rio de Janeiro e Alagoas – dois estados que apresentaram melhorias, já que não estavam nas três melhores colocações na semana anterior. Por outro lado, os estados da região Norte, além do Mato Grosso, tendem a apresentarem preços mais altos, o que se reflete em menores capacidades de pagamento. Os custos logísticos de distribuição do GLP tendem a afetar em maior grau os estados mais afastados da costa.

Indicador de Competitividade do Etanol frente à Gasolina

Tendo em vista que o indicador de competitividade do etanol frente à gasolina é obtido através da razão de preços do etanol e da gasolina, somente variações percentuais distintas no preço dos combustíveis é capaz de alterar o indicador de maneira significativa. Entre a semana do dia 27/05/2023 e 03/06/2023, o recuo de preços finais de ambos os combustíveis se aproximou de 2%. Nesse sentido, os indicadores estaduais permaneceram relativamente estáveis nesta semana.

Em 03/06/2023, somente no estado do Mato Grosso é mais vantajoso optar pelo etanol, em vez de gasolina. Em média, o preço do etanol corresponde a 67% do preço da gasolina no estado, número este que é inferior ao limiar de 70%. Já nos estados do Amazonas, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, além do Distrito Federal, a gasolina é mais vantajosa, mas com margem estreita. Como os indicadores destes estados se situam no intervalo entre 70% e 75%, o consumidor precisa estar atento, pois há espaço para que o etanol se mostre competitivo em determinados postos revendedores.

Nas demais 21 unidades da federação, o preço do etanol é superior a 80% ao preço da gasolina. A média dos indicadores estaduais está na faixa de 81,9%. Em termos práticos, isso reflete a maior vantagem para abastecer o tanque com gasolina. No Amapá, inclusive, o preço do etanol é maior que o preço da gasolina (1,119). Já no Maranhão e no Rio Grande do Sul, o preço do etanol é cerca de 90% do preço da gasolina.

 

Para mais detalhes acerca da metodologia de cálculo dos três indicadores, clique aqui

 

Sugestão de citação: Raeder, F.; Alves, B.; Souza, L. Indicadores Semanais dos CombustíveisBoletim de Indicadores, 1ª semana de junho/2023. Ensaio Energético, 07 de junho, 2023.

Autor Fixo e Editor dos Indicadores do Ensaio Energético. Formado em Economia, Mestre e Doutorando em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor substituto da Faculdade de Economia da UFF e pesquisador do Grupo de Energia e Regulação (GENER/UFF).

Bruno Alves

Estudante a nível de bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense e integrante do Grupo de Pesquisa em Energia e Regulação (GENER/UFF).

Letícia Souza

Estudante a nível de bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense e integrante do Grupo de Pesquisa em Energia e Regulação (GENER/UFF).

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