Ensaio Energético

Indicadores Semanais dos Combustíveis – 2ª semana de junho/2023

Destaques

  • Após 4 semanas da alteração da política de preços da Petrobras, é possível visualizar algumas tendências. O preço interno da gasolina vem se mantendo ligeiramente abaixo do Preço de Paridade de Importação. No caso do diesel, o preço doméstico segue bastante alinhado à referência. Para o GLP, a nova política não pareceu alterar o padrão de formação de preços
  • Nesta semana, o preço da gasolina na bomba subiu pouco mais de 4% e o do etanol aumentou 0,8%. Como consequência, houve deterioração no indicador de capacidade de pagamento para os combustíveis.
  • Em relação à competitividade do etanol, no estado de São Paulo passou a ser vantajoso para o consumidor encher o seu tanque com o biocombustível.

Indicadores de Gap

Na semana do dia 09/06/2023, o gap da gasolina teve um aumento de 5,42 pontos percentuais, passando de -14,30% para -8,88%, ainda abaixo do Preço de Paridade de Importação (PPI). Essa variação no gap da gasolina deixou o preço interno mais próximo do PPI. No cenário internacional, houve uma queda de 4,38% no preço da commodity no Golfo do México. No que diz respeito ao câmbio, houve uma desvalorização do dólar frente ao real, com a moeda estrangeira recuando cerca de 1,57%. Cabe destacar que, desde a alteração da política de preços da Petrobras, na terceira semana de maio, os preços internos se encontram abaixo da referência internacional. Durante esse período não houve alterações no preço cobrado pelo litro da gasolina, por parte da Petrobras.

 

Por sua vez, o gap do diesel sofreu alterações, indo de 7,06% acima do PPI na semana de 02/06/2023 para 4,79%, também acima do PPI, em 09/06/2023. Isso indica que os preços domésticos do diesel estão mais próximos dos preços praticados no mercado internacional. O preço do galão do diesel do Golfo do México aumentou em torno de 3,81% na semana. Desde maio, quando a Petrobras alterou sua metodologia de formação de preços, os preços domésticos do diesel se encontram muito alinhados ao PPI, flutuando um pouco acima da referência. Durante esse período, novamente a Petrobras não fez alterações no preço do diesel em suas refinarias.

 

Na semana de 02/06/2023, o gap verificado foi de 32,85% acima do PPI. Já em 09/06/2023, o indicador atual foi de 38,83%. No mercado internacional, o preço do galão de GLP diminuiu um percentual de 2,75% em relação à semana anterior. Cerca de um mês após a adoção da nova política de preços da Petrobras, poucas mudanças foram observadas na formação dos preços internos do GLP. Durante esse período a Petrobras não reajustou o preço do GLP.

 

Indicadores de Capacidade de Pagamento

Entre 03/06/2023 e 10/06/2023, o preço médio da gasolina aumentou 4,03% na bomba, saltando de R$ 5,21 para R$ 5,42 o litro do combustível. O reflexo imediato foi uma piora no indicador de capacidade de pagamento. Se, na semana passada, era necessário separar 11,84% de um salário mínimo diário para adquirir 1 litro de gasolina, nesta semana esse valor aumentou para 12,32%.

No âmbito estadual, o Amapá se manteve na melhor colocação do ranking por mais uma semana. Mato Grosso do Sul e Sergipe deram lugar a Maranhão e Paraíba na segunda e na terceira colocação, respectivamente. Na parte de baixo, o Amazonas saltou uma posição nesta semana, fazendo com que a pior capacidade de pagamento fosse para o Acre. Mais uma vez os estados da região Norte apresentaram as piores capacidades de pagamento em relação à gasolina.

 

Na última semana, o preço médio do etanol no país aumentou marginalmente, em cerca de R$ 0,03, ou 0,8%. Com o preço médio atual de R$ 3,80, a capacidade de pagamento foi levemente afetada, variando de 8,59% para 8,64%.

No caso dos estados, Mato Grosso se manteve na liderança como estado em que é necessário separar a menor parcela do salário mínimo diário para comprar 1 litro de etanol. Não obstante, a capacidade de pagamento ainda melhorou, saindo de 8% na semana passada para 7,95% nessa semana. Os estados de São Paulo e Minas Gerais se mantiveram no ranking, na parte positiva da tabela. A parte de baixo do ranking também não mudou de semana passada para esta semana. Rondônia, Roraima e Amapá permanecem com as piores capacidades de pagamento estaduais, ressaltando um problema crônico da região Norte.

 

O GLP foi o único combustível cujo preço recuou na bomba nesta semana, saindo de R$ 104,37 para R$ 104,02. O recuo semanal de 0,34% resultou em uma pequena melhoria no indicador nacional de capacidade de pagamento. Na semana passada, na média, um trabalhador brasileiro precisava dedicar 2,37 dias de trabalho, a nível de salário mínimo, para adquirir um botijão de 13kg de GLP. Nesta semana, o indicador foi de 2,36 dias de trabalho.

O estado de Pernambuco não só permaneceu na liderança, com melhor capacidade de pagamento, como ainda apresentou melhorias no indicador, já que houve redução de 0,05. No Rio de Janeiro, segundo melhor colocado por mais uma semana, o preço médio do GLP também recuou, o que gerou uma melhoria do indicador estadual. Por outro lado, Alagoas deixa a terceira posição da lista para dar lugar do Espírito Santo. No lado negativo, os três estados com piores capacidades de pagamento se mantiveram os mesmos da semana passada: Rondônia, Mato Grosso e Roraima. No caso do GLP, também existe uma tendência de o insumo ser mais caro nos estados da região Norte, refletindo em capacidades de pagamento mais desfavoráveis.

 

Indicador de Competitividade do Etanol frente à Gasolina

Entre 04/06/2023 e 10/06/2023, os estados com etanol vantajoso frente a gasolina para o abastecimento são Mato Grosso e São Paulo. Em relação ao Mato Grosso, a competitividade aumentou, já que o estado agora tem o etanol muito competitivo, com indicador de 0,64 (inferior ao limiar de 0,65). Para São Paulo o valor é de 0,69, fazendo com que nesta semana o estado entrasse para o grupo em que é mais econômico abastecer com etanol. Na semana passada, havia vantagem para a gasolina.

A distribuição de estados onde a gasolina é muito competitiva segue em torno de 21, ou seja, em média, vale mais a pena o abastecimento com gasolina quando comparada ao etanol em maior parte do país. Usualmente, os estados de mais vantagem da gasolina são da região norte, nordeste e sul.

Em Goiás (0,712), Mato Grosso do Sul (0,707) e Minas Gerais (0,703), representados em cinza claro no mapa, a gasolina é relativamente mais competitiva. O destaque para onde é mais vantajoso consumir gasolina comum vai para o Pará (com indicador de 0,9).

Em linhas gerais, houve uma melhora quase generalizada da relação entre o preço do etanol e o preço da gasolina, ou seja, uma queda no indicador, que foi de 1% até 10%. No caso do RS, por exemplo, o indicador foi de 0,937 para 0,854 (queda de 10%, aproximadamente). O aumento médio do preço da gasolina combinado com o preço médio nacional do etanol estável explica a melhoria da competitividade do biocombustível nessa semana.

 

Para mais detalhes acerca da metodologia de cálculo dos três indicadores, clique aqui

 

Sugestão de citação: Raeder, F.; Alves, B.; Souza, L. Indicadores Semanais dos CombustíveisBoletim de Indicadores, 2ª semana de junho/2023. Ensaio Energético, 14 de junho, 2023.

 

 

Autor Fixo e Editor dos Indicadores do Ensaio Energético. Formado em Economia, Mestre e Doutorando em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor substituto da Faculdade de Economia da UFF e pesquisador do Grupo de Energia e Regulação (GENER/UFF).

Bruno Alves

Estudante a nível de bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense e integrante do Grupo de Pesquisa em Energia e Regulação (GENER/UFF).

Letícia Souza

Estudante a nível de bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense e integrante do Grupo de Pesquisa em Energia e Regulação (GENER/UFF).

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