Destaques
- Os indicadores de gap da gasolina e do GLP foram afetados pelo anúncio de redução de preços feito pela Petrobras. A queda foi de 5,3% para a gasolina e de 3,9% para o GLP.
- O preço mais baixo nas refinarias deve ser superado pelo aumento dos impostos federais sobre a gasolina. A alíquota aumentou de R$ 0,47 para R$ 0,69 por litro. Também houve aumento para o etanol, em que o PIS/Cofins saiu de R$ 0,02 para R$ 0,24 por litro.
- Os impactos da maior incidência de impostos devem chegar aos consumidores nas próximas semanas, dado o retardo característico do repasse de preços.
- Houve melhoria marginal no indicador de competitividade do etanol. É vantajoso abastecer com o biocombustível no Mato Grosso, em São Paulo e em Goiás.
Indicadores de Gap
Em 30/06/2023, a Petrobras comunicou um reajuste no preço da gasolina em suas refinarias. A empresa reduziu em cerca de R$ 0,14 centavos o preço do combustível, o que equivale a um recuo de pouco mais de 5,3%. No cenário externo, a taxa de câmbio permaneceu estável, sem variações em relação à semana anterior. No entanto, no Golfo do México, o galão de gasolina está mais barato em 2,14%. Como a redução do preço interno foi maior do que a redução no mercado internacional, o gap da gasolina aumentou nesta semana, indo de 10,84% para 13,74% abaixo do Preço de Paridade de Importação (PPI). No último mês, portanto, a gasolina está se distanciando mais do PPI.
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a redução não guarda relação com a volta de mais impostos federais sobre o combustível, mas sim com o fato de os estoques da gasolina terem aumentado nos Estados Unidos. Como consequência, os contratos futuros se desvalorizaram, o que abre espaço para comercializar o combustível a um preço menor.
Para o diesel, o gap aumentou 1,03 ponto percentual, indo de 2,91% acima do PPI, na semana anterior, para 3,94% acima do PPI nesta semana. Sem reajustes por parte da Petrobras e com a cotação do dólar relativamente estável, o aumento do gap ocorreu devido ao menor preço praticado no mercado internacional. No Golfo do México, o preço do galão do diesel recuou 0,96% entre 23/06 e 30/06.
O GLP, assim como a gasolina, também teve seu preço reajustado para baixo pela Petrobras, em 30/06/2023. A queda ficou na casa dos 3,9%, o que representa R$ 0,10 a menos por kg de gás. No mercado internacional, a trajetória de preços também foi de queda, com um recuo de 2,61%. Como a queda do preço interno se mostrou maior que a redução no preço de referência, em Mont Belvieu, o gap do GLP apresentou uma redução. Atualmente, o botijão de 13kg está 47,01% acima do PPI.
Indicadores de Capacidade de Pagamento
Na última semana do mês de junho, o preço dos combustíveis no país se manteve relativamente estável. Entre 24/06/2023 e 01/07/2023, o preço médio da gasolina aumentou 0,19%, passando a custar R$ 5,36 o litro. O reflexo foi uma leve piora no indicador da capacidade de pagamento. O trabalhador agora precisa separar 12,18% do salário mínimo diário para cada litro de gasolina consumido. Na semana anterior o valor era equivalente a 12,16%.
No entanto, com a redução de preços de 3,9% feita pela Petrobras e também com o aumento de impostos federais que incidem sobre a gasolina, como PIS/Cofins (que subiu de R$ 0,47 para R$ 0,69 por litro), é importante observar a dinâmica dos preços na bomba nas próximas semanas, que devem afetar o indicador de capacidade de pagamento. Conforme já mencionado em outros boletins, existe uma tendência de o repasse de preços ocorrer com certo atraso.
No âmbito estadual, o Amapá permanece com a melhor capacidade de pagamento do país, seguido do Maranhão. Minas Gerais passa a ocupar a 3ª posição do ranking com 11,70%, substituindo o Mato Grosso do Sul. Os estados com a pior capacidade de pagamento nacional continuam sendo Rondônia (13,32%), Amazonas (13,68%) e, por último, o Acre (13,70%).
O preço do etanol permaneceu inalterado nesta semana, custando em média R$ 3,74 nacionalmente, o que equivale a 8,50% do salário mínimo diário. Isso significa que, na média nacional, não houve mudanças na capacidade de pagamento do trabalhador. Existe uma expectativa de aumento de preços nas próximas semanas, dado o aumento na alíquota de PIS/Cofins sobre o litro de etanol, que subiu de R$ 0,02 para R$ 0,24 no dia 01/07/2023.
A nível estadual, Mato Grosso (7,59%), São Paulo (8,18%) e Minas Gerais (8,25%) seguem sendo o trio detentor do etanol mais barato do país. E, além de terem melhorado seus indicadores na última semana, são os únicos estados que apresentam capacidade de pagamento abaixo da média nacional. Por outro lado, o Amapá retorna à pior posição do indicador, com 11,45%. Em Roraima, houve melhora de 0,91 pontos percentuais, passando a ocupar, portanto, o penúltimo lugar no ranking com 11,34% do salário mínimo diário.
O botijão de 13kg de GLP apresentou uma redução marginal de 0,28% em seu preço médio nacional, passando a custar R$ 103,00. Consequentemente, houve melhora na capacidade de pagamento. Atualmente, a quantidade média de dias de trabalho necessários à compra do insumo é de 2,34 dias. A redução praticada pela Petrobras em 30/06/2023 deve ter reflexos no indicador de capacidade de pagamento do GLP nas próximas semanas.
Nos estados, destaca-se Pernambuco com o GLP mais barato do país ao longo de todo o mês de junho. Na semana, o indicador melhorou, e, por conseguinte, segue apresentando a melhor capacidade de pagamento, seguido do Rio de Janeiro e Espírito Santo. As capacidades de pagamento mais desfavoráveis permanecem as mesmas do último boletim, sendo elas o Mato Grosso e Roraima. Nesta, o preço médio na revenda do botijão chega a R$ 126,41.
Indicador de Competitividade do Etanol frente à Gasolina
Na semana do dia 01/07/2023, os preços do etanol e da gasolina na bomba não tiveram grandes alterações, sendo variação positiva de 0,19% para a gasolina e de 0,00% para o etanol. Nesse contexto, a situação dos estados no que se refere à competitividade do etanol não apresentou alterações em relação ao cenário da semana anterior.
Em Mato Grosso, a competitividade do etanol é, disparado, a maior do país. O indicador no estado é de 0,631, frente aos 0,637 verificado anteriormente. Goiás e São Paulo também apresentam maior vantagem para o etanol, com indicadores de 0,696 e 0,686. No Amazonas, em Minas Gerais, no Mato Grosso do Sul e no Paraná, além do Distrito Federal, a gasolina é mais competitiva, porém, sem ampla vantagem. Os indicadores variam de 0,703, no Distrito Federal até 0,743 no Paraná. Portanto, vale para o motorista fazer o cálculo na hora de abastecer.
Nos demais estados, a gasolina se mostra muito mais competitiva, com indicador médio na faixa dos 0,79. O destaque vai para o Amapá, cujo indicador é superior à unidade. Ou seja, no estado, o litro do etanol é até mais caro que o litro da gasolina. Contudo, vale lembrar que as alterações na tributação federal, especialmente no PIS/Cofins cobrado por litro de gasolina e de etanol, e o barateamento da gasolina nas refinarias deve impactar no indicador de competividade das próximas semanas.
Para mais detalhes acerca da metodologia de cálculo dos três indicadores, clique aqui
Sugestão de citação: Raeder, F.; Motta, W. Indicadores Semanais dos Combustíveis. Boletim de Indicadores, 1ª semana de julho/2023. Ensaio Energético, 06 de julho, 2023.
Autor Fixo e Editor dos Indicadores do Ensaio Energético. Formado em Economia, Mestre e Doutorando em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor substituto da Faculdade de Economia da UFF e pesquisador do Grupo de Energia e Regulação (GENER/UFF).
Wolney Motta
Estudante a nível de bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense e integrante do Grupo de Pesquisa em Energia e Regulação (GENER/UFF).